sexta-feira, 13 de junho de 2008

Gafes & acertos

Não há dúvidas em dizer que a empresa hoje, sem dúvida vencedora no quesito de inovações seja a Nintendo. Japoneses um tanto lunáticos ás vezes, de fato eles não tem medo de experimentar, mesmo que o mercado não aceite eles vão lá e tentam. Vamos revisar algumas das maiores falhas e no final um dos grandes atuais acertos da Big N.

O mais famoso que eu não poderia deixar de citar é o nosso famoso Virtual Boy. Conhece? Como assim você balança a cabeça negativamente? Pois não perdeu nada. Resumindo bem, não deixava de ser um videogame portátil igual ao da foto. Você colocava os olhos ali na frente e jogava jogos como o famoso Mario Clash. Gráficos péssimos, tentativas de usar profundidade em terceira dimensão e acima de tudo: você enxergava tudo num misto de vermelho e preto. O mais interessante que tinha era que você não poderia jogar mais que quinze ou trinta minutos seguidos, senão iria ter uma dor de cabeça dos infernos e até possíveis problemas oculares, e para tanto nesse intervalo o próprio console mandava uma mensagem do tipo “Ei, sai daqui e vai ver tevê senão tu vai se f...” (o pior é que rimou...)

Outro que eu cheguei a conhecer foi o estranho Game Boy Camera. Basicamente é um “jogo” onde você tira fotos, coloca estampas, imprime em outro acessório chamado Game Boy Printer e... Apenas isso! O interessante é que na época entrou pro Guiness Book como a menor câmera digital do mundo (embora já tenha sido há muito superado nos tempos atuais). Havia alguns planos de lançar um sucessor, GameEye pro Advanced mas parou no meio do caminho. Acho que a Nintendo se tocou que se quiser entrar no mercado de câmeras digitais é melhor continuar no Wii...

Falando em Wii, nem só de falhas vive nossa Nintendo. O “branquinho”, apelido apenas para os íntimos como eu, está sendo vendido de vento em popa pelo mundo, pessoas estão deixando suas vidas sedentárias pra jogar um bocado de Tênis, dar espadadas em Zelda, tiros em Metroid Prime 3 Corruption e agora, porque não aproveitar esses nintendistas com um físico mais aprimorado e mandá-los... Fazer exercícios de fato!

É exatamente essa a proposta do famoso WiiFit. Minha mãe inclusive se interessou muito por ele, diga-se de passagem. Lembram-se do último hit, e não estou falando do “Creu”, mas da “Dança do Quadrado”? Imagine um quadrado, um tapetinho onde você pisa e com as instruções do jogo você faz exercícios? Até um tempo atrás era um desafio trazer os videogames para tirar as pessoas das jogatinas com salgadinhos gordurosos e refrigerante (o que, aliás, era horrível, pois o controle escorregava com a mão cheia de óleo), isso sem contar que o branquinho não serve apenas como personal trainer, existem outros inúmeros jogos que servem pra moçada, pra sua vizinha dançarina com um belo corpo, pra aquele tio chato que sempre fica bêbado no churrasco e tudo isso usando um tapetinho, pequeno mesmo, que é sensível ao toque e a pressão.

Um professor meu dizia que o Wii era uma perda de tempo, em suas palavras falava: “Ah, se quiser jogar tênis é melhor ir pra uma quadra e jogar”. Passou longe. Jogar WiiSports é algo único, divertido e pros gordinhos de plantão, algo saudável!

É... Acho que ta na hora de deixar os salgadinhos quando jogar e trocar por um sanduíche de peito de peru...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Personagens do Street Fighter IV

"O quê? Não vai falar onde o M.Bison está? Pega a vassoura, 01!"


Tava vendo agorinha mesmo no Kotaku o primeiro "novo vilão" anunciado do SFIV, o Seth. Tá bom, a notícia tem mais de uma semana e não devia ser novidade, mas eu fiquei aqui me perguntando... "Isso daí é um chefe?"

Parece o Iceman. Não tem graça nenhuma. É azul, está pelado e careca. Ainda por cima luta num laboratório, fazendo-nos pensar que ele é um experimento humano de alguma coisa bizarra. MEU DEUS, QUE PERSONALIDADE SUPER DESENVOLVIDA, HEIN CAPCOM?


Ah, fala sério. Se esse for o último chefe do jogo, eu já perdi o tesão logo de cara. Como assim, um bicho azul é o cara-mau? Cadê a pompa de chefão que tinha o M.Bison? Cadê o background de torneio realizado por uma organização criminosa? Cadê os 4 chefões não-jogáveis?

Se eles falaram tanto que queriam que SFIV fosse um "retorno às origens" da série, por que diabos cometer o mesmo erro que cometeram em SFIII? Aquele plot sem graça e um chefão que pela aparência parecia mais um mid-boss, mas que era apelão ao extremo e só quem fosse extremamente viciado ia conseguir matá-lo?


Personagens sem sal a gente já tem um monte aí, como esse tal Rufus (o gordão aí em cima), e parece que a Capcom não pára de inventar esses seres toscos. Que tal trazer personagens legais de verdade, dos SFs antigos? Que tal botar chefões não-jogáveis (e nada de liberar eles por terminar o jogo) como era antigamente? Que tal fazer uma história que se encaixe bem dentro do universo Street Fighter que a gente já conhece?

Pô! Eu, particularmente, adoraria ver alguns dos personagens da série Zero/Alpha no SFIV. Adon, Birdie, Sodom, Rolento, Gen... E nada dos bichos escrotos do SFIII, como Dudley, Alex, Oro e Necro. Tá, talvez o Sean e os gêmeos Yun/Yang ficassem legais também.


Espero, do fundo do coração, que esse Seth aí não seja o chefão final. Quero mais vilões como o M.Bison, quero que os absurdos sejam coerentes. Fala sério, é muito mais legal vencer um ditador-terrorista psicopata megalomaníaco com poderes psíquicos do que uma aberração esquisita e apelona que acha que pode conquistar o mundo.

Ficou curioso sobre o SFIV? Não deixe de fuçar o Site Oficial do jogo.

ps: Exatamente hoje a Capcom completa 25 aninhos. É engraçado ver uma empresa que eu admiro ter a mesma idade que eu (são só dois meses de diferença), sinto que cresci junto com ela. Parabéns Capcom! \o/

terça-feira, 10 de junho de 2008

Um milhão em um dia?


O Snake é o cara mais caveira da história dos videogames. Fato. Essa será sua última missão - e como não poderia deixar de ser, será a mais difícil.

Em menos de 24 horas, caixas estampando a sua envelhecida face estarão em milhões de lares em todo o mundo. Ao menos em um milhão deles: é o número de cópias que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots deverá vender para justificar o investimento da Konami no quarto título da série - um dos poucos jogos a manter exclusividade de plataforma com a Sony. Conforme publicado no site Joystiq e em vários outros internet afora, a quantidade significa que nada menos do que metade dos donos de PS3 nos Estados Unidos devem comprar o jogo para completar essa marca.

Uma coisa é certa: a expectativa está a altura dos números. Desde que foi anunciado, em 2006, o jogo criou um hype sem precedentes que só fez aumentar. Gráficos embasbacantes, a jogabilidade, novos personagens, os velhos personagens de volta, os velhos personagens de cara nova, as novas possibilidades de ação no campo de batalha, os vilões, o modo online... os trailers mostrados até agora deram uma pitada de tudo o que queríamos ver. Além de um desfecho e das respostas que os fãs de Metal Gear como eu estão secos para conseguir, o criador da série, Hideo Kojima, conseguiu se reinventar (mais uma vez - já havia o feito em MGS3: Snake Eater), e trouxe algo que promete ser uma experiência única no estilo de jogo que ele mesmo ajudou a popularizar.

A qualidade de MGS4 lhe rendeu o status de salvador do Playstation 3. Rapidamente, o jogo se viu como carro-chefe de um ano que tinha vários lançamentos de peso para o console, como Devil May Cry 4 e GTA IV. Apesar de todos os problemas que a Sony enfrentou nos primeiros meses após o lançamento de seu novo console, muitos consumidores continuaram fiéis justamente por causa desse jogo - o meu caso, inclusive. E muita gente espera o console baratear só por causa dele, ao menos aqui no Brasil.

Agora que a data do lançamento está tão próxima, a especulação é infinita. O jogo já passou pela mídia, e as respostas são avassaladoras. Os sites e revistas especializadas rasgam elogios: a IGN britânica descreveu o jogo como a "experiência definitiva em Metal Gear". A Famitsu deu a nota máxima de 40/40 para o jogo, juntando MGS4 a clássicos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Soul Calibur e Final Fantasy XII.

Faltam menos de 24 horas. Depois de dois anos de espera, especulação e ansiedade, será que é tão difícil esperar uma marca dessas?