terça-feira, 10 de junho de 2008

Um milhão em um dia?


O Snake é o cara mais caveira da história dos videogames. Fato. Essa será sua última missão - e como não poderia deixar de ser, será a mais difícil.

Em menos de 24 horas, caixas estampando a sua envelhecida face estarão em milhões de lares em todo o mundo. Ao menos em um milhão deles: é o número de cópias que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots deverá vender para justificar o investimento da Konami no quarto título da série - um dos poucos jogos a manter exclusividade de plataforma com a Sony. Conforme publicado no site Joystiq e em vários outros internet afora, a quantidade significa que nada menos do que metade dos donos de PS3 nos Estados Unidos devem comprar o jogo para completar essa marca.

Uma coisa é certa: a expectativa está a altura dos números. Desde que foi anunciado, em 2006, o jogo criou um hype sem precedentes que só fez aumentar. Gráficos embasbacantes, a jogabilidade, novos personagens, os velhos personagens de volta, os velhos personagens de cara nova, as novas possibilidades de ação no campo de batalha, os vilões, o modo online... os trailers mostrados até agora deram uma pitada de tudo o que queríamos ver. Além de um desfecho e das respostas que os fãs de Metal Gear como eu estão secos para conseguir, o criador da série, Hideo Kojima, conseguiu se reinventar (mais uma vez - já havia o feito em MGS3: Snake Eater), e trouxe algo que promete ser uma experiência única no estilo de jogo que ele mesmo ajudou a popularizar.

A qualidade de MGS4 lhe rendeu o status de salvador do Playstation 3. Rapidamente, o jogo se viu como carro-chefe de um ano que tinha vários lançamentos de peso para o console, como Devil May Cry 4 e GTA IV. Apesar de todos os problemas que a Sony enfrentou nos primeiros meses após o lançamento de seu novo console, muitos consumidores continuaram fiéis justamente por causa desse jogo - o meu caso, inclusive. E muita gente espera o console baratear só por causa dele, ao menos aqui no Brasil.

Agora que a data do lançamento está tão próxima, a especulação é infinita. O jogo já passou pela mídia, e as respostas são avassaladoras. Os sites e revistas especializadas rasgam elogios: a IGN britânica descreveu o jogo como a "experiência definitiva em Metal Gear". A Famitsu deu a nota máxima de 40/40 para o jogo, juntando MGS4 a clássicos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Soul Calibur e Final Fantasy XII.

Faltam menos de 24 horas. Depois de dois anos de espera, especulação e ansiedade, será que é tão difícil esperar uma marca dessas?

Um comentário:

Gustavo "Mancha" disse...

E que venha o bom e velho Snake!

Já encomendou o seu? ;O
Vejo que passaremos muito, mas muito tempo jogando essa porcaria... mas só em janeiro! +_+