sexta-feira, 13 de junho de 2008

Gafes & acertos

Não há dúvidas em dizer que a empresa hoje, sem dúvida vencedora no quesito de inovações seja a Nintendo. Japoneses um tanto lunáticos ás vezes, de fato eles não tem medo de experimentar, mesmo que o mercado não aceite eles vão lá e tentam. Vamos revisar algumas das maiores falhas e no final um dos grandes atuais acertos da Big N.

O mais famoso que eu não poderia deixar de citar é o nosso famoso Virtual Boy. Conhece? Como assim você balança a cabeça negativamente? Pois não perdeu nada. Resumindo bem, não deixava de ser um videogame portátil igual ao da foto. Você colocava os olhos ali na frente e jogava jogos como o famoso Mario Clash. Gráficos péssimos, tentativas de usar profundidade em terceira dimensão e acima de tudo: você enxergava tudo num misto de vermelho e preto. O mais interessante que tinha era que você não poderia jogar mais que quinze ou trinta minutos seguidos, senão iria ter uma dor de cabeça dos infernos e até possíveis problemas oculares, e para tanto nesse intervalo o próprio console mandava uma mensagem do tipo “Ei, sai daqui e vai ver tevê senão tu vai se f...” (o pior é que rimou...)

Outro que eu cheguei a conhecer foi o estranho Game Boy Camera. Basicamente é um “jogo” onde você tira fotos, coloca estampas, imprime em outro acessório chamado Game Boy Printer e... Apenas isso! O interessante é que na época entrou pro Guiness Book como a menor câmera digital do mundo (embora já tenha sido há muito superado nos tempos atuais). Havia alguns planos de lançar um sucessor, GameEye pro Advanced mas parou no meio do caminho. Acho que a Nintendo se tocou que se quiser entrar no mercado de câmeras digitais é melhor continuar no Wii...

Falando em Wii, nem só de falhas vive nossa Nintendo. O “branquinho”, apelido apenas para os íntimos como eu, está sendo vendido de vento em popa pelo mundo, pessoas estão deixando suas vidas sedentárias pra jogar um bocado de Tênis, dar espadadas em Zelda, tiros em Metroid Prime 3 Corruption e agora, porque não aproveitar esses nintendistas com um físico mais aprimorado e mandá-los... Fazer exercícios de fato!

É exatamente essa a proposta do famoso WiiFit. Minha mãe inclusive se interessou muito por ele, diga-se de passagem. Lembram-se do último hit, e não estou falando do “Creu”, mas da “Dança do Quadrado”? Imagine um quadrado, um tapetinho onde você pisa e com as instruções do jogo você faz exercícios? Até um tempo atrás era um desafio trazer os videogames para tirar as pessoas das jogatinas com salgadinhos gordurosos e refrigerante (o que, aliás, era horrível, pois o controle escorregava com a mão cheia de óleo), isso sem contar que o branquinho não serve apenas como personal trainer, existem outros inúmeros jogos que servem pra moçada, pra sua vizinha dançarina com um belo corpo, pra aquele tio chato que sempre fica bêbado no churrasco e tudo isso usando um tapetinho, pequeno mesmo, que é sensível ao toque e a pressão.

Um professor meu dizia que o Wii era uma perda de tempo, em suas palavras falava: “Ah, se quiser jogar tênis é melhor ir pra uma quadra e jogar”. Passou longe. Jogar WiiSports é algo único, divertido e pros gordinhos de plantão, algo saudável!

É... Acho que ta na hora de deixar os salgadinhos quando jogar e trocar por um sanduíche de peito de peru...

Nenhum comentário: