sexta-feira, 6 de junho de 2008

Você conhece o Mario?

Diga-se de passagem, quando fizeram essa piadinha insana comigo na primeira vez eu disse “Claro que conheço!”. Afinal, tirando alguém que tenha tara por fazer sexo próximo a móveis (entendeu né? Atrás do armário!!), esse nome virou um ícone. Tem um padeiro aqui perto chamado Mario, de verdade, um cara de bigode preto, gordinho e com cara de simpático. Se perguntassem há uns vinte e sete anos, quando o Jumpman estreou a primeira vez no árcade Donkey Kong ninguém conheceria. Também pudera, sequer se chamava Mario ainda na época!

Ninguém sabe quem é mais popular, se é Mickey Mouse ou Mario. O nosso bigodudo já deu as caras em mais de duzentos jogos, desde 1981. Cara, imagina resgatar uma princesa, no mínimo lesada ou a segurança do reino dos cogumelos é tão fraca quanto o a região sul de São Paulo por mais de duzentas vezes. O pior, é um encanador italiano, não temos a Guarda Real Britânica! Seu maior vilão é uma tartaruga gigante com espinhos, com cara de poucos amigos, que solta fogo!

Vendo bem, hoje em dia não teria tanto destaque assim (ou não?!). Mas o melhor é que ainda hoje o nosso italianinho é um dos ícones da sociedade gamer, e não há ninguém, por mais que não goste da Nintendo, nunca tenha jogado um único joguinho dele.

Assim como os jogos evoluíram, o próprio Mario evoluiu. Em uma época em que as pessoas deliravam com games de terceira geração em 2D, viu a evolução do barrigudo. Vimos Mario ganhar um irmão, um cara na época igual a ele, a única diferença é que vestia verde no lugar de vermelho. Vimos Mario voar pela tela com um capa amarela, e caso não ficasse apertando o direcional pra trás você cairia no chão e faria um estrago! Vimos Mario dar errado, no finado Virtual Boy e seu Super Mario Clash. Vimos um Mario novo, e que deu certo, em Super Mario 64. Vimos que mesmo o nosso Mario adorando uma pizza, ele é um exímio atleta, estrelando em jogos de tênis, tabuleiro, golfe e porque não... Pancadaria!

Hoje temos gerações que conhecem esse novo Mario, esse Mario com eixo tridimensional, espaços gigantescos. Não quer dizer que não seja divertido, pelo contrário! São excelentes. Mas um game que me chamou muito a atenção foi o New Super Mario Bros. (não se esqueça do ponto depois do Bros!) exatamente por ser um dos primeiros a quebrarem esse eixo tridimensional. Ok, exagerei, Paper Mario também merece destaque.

Chamou tanto que escreverei depois sobre ele. Agora eu quero é jogar!
Mas e você? Ainda insiste em dizer “Que Mario?”, quando alguém perguntar?

Um comentário:

Bruno Silva disse...

Esse menino é de ouro. :D Excelente estréia no Faca, Alain! :X