quarta-feira, 25 de junho de 2008

Era uma vez uma empresa no Texas...

Metroid todos conhecem. Outro dos carros-chefe da Nintendo, criado por Gumpei Yokoi, a série teve um grande hiatus desde o lançamento de Super Metroid, e depois com a morte do mesmo em 97. Não vimos Samus dar as caras no Nintendo 64, mas queríamos vê-la novamente – de alguma maneira.

Saindo do Japão, vamos para a pacífica cidade de Austin, no estado do Texas. Nesse maravilhoso local de viver, com montes ao norte, rios passando perto da cidadela e uma natureza cosmopolita, um estúdio de games que estava crescendo pediu à Nintendo sua confiança para eles lançarem o novo Metroid. Shigeru Miyamoto sugeriu que este novo jogo fosse em primeira pessoa. Tudo tinha pra dar errado, e muitos se perguntaram: “Hã? Metroid em primeira pessoa e ainda feito por ianques?”. Tudo tinha pra dar errado, mas deu certo.

A Retro Studios hoje, em minha opinião, é a nova Rareware da Nintendo. Essa, que foi um dos maiores tesouros da Nintendo, consagrando jogos únicos como Battletoads, Donkey Kong Country, Killer Instinct, GoldenEye 007 e Perfect Dark. Tirando a trilogia Metroid Prime, concluída no Wii em 2007, a Retro atualmente diz que está dando uma pausa nos Metroid, para nossa tristeza, mas acreditamos estar desenvolvendo em surdina algumas boas novidades por aí.

Essa empresa remodelou Metroid. Veja a primeira imagem do post, do Super Metroid, jogo de plataforma, um dos melhores do gênero, sem dúvida. Fomos contemplados com a série Prime, que se situa cronologicamente anos depois dos acontecimentos do primeiro jogo do NES (sim! Metroid tem história, e é das grandes!), porém a destreza com que o jogo foi feito causou arrepios, e ainda causa em muitos fãs da loura armada.

Confira como ficaram alguns bichos clássicos redesenhados pelos texanos da Retro.

Ridley
Ok... Estou jogando baixo, não minto! Ridley é o meu favorito da série, um vilão que sempre dá um jeito de renascer e voltar. Aquele ser meio dragão, pássaro, filhote de cruz-credo já me causou muito medo na infância, hoje é uma figurinha registrada nos jogos. Em Prime ele volta no primeiro você enfrenta um clone ciborgue munido de todo tipo de parafernália, em Prime III ele volta também, em uma batalha alucinante em pleno ar em uma queda impressionante de uns quinze mil metros!

Metroid
Por você jogar o jogo como se você supostamente visse, sentisse e presenciasse tudo o que a Samus também vê, a sensação de ter um metroid na sua cara sugando suas forças é no mínimo, aterrorizante. A tela fica cheia de interferência, você ouve os gritos da criatura te sugando e a Samus gritando de dor. Só quem foi engolido por um pode descrever a situação!

Samus Aran
Ela de longe não é nenhum monstro. Nas missões anteriores pros consoles antigos, caso terminasse o jogo com 100% ou em algum tempo específico, você veria a heroína com os trajes que sempre quisemos ver. A própria Retro remodelou a Samus, ela virou uma loira misto de Anna Hickmann com Jessica Alba, e tenho que admitir, ficou belíssima. Inclusive ela ganhou voz, dublada pela famosíssima Jennifer Hale. Quem? Claro que você conhece, ou nunca ouviu a voz da Naomi Hunter na série Metal Gear Solid?

Nenhum comentário: