quarta-feira, 25 de junho de 2008

Minha empolgação vai ao limite!

Sr. 01, com tanto game designer passando aperto aí nesse país, você não vai programar isso aí por causa de nojinho?


Todo mundo conhece a Ubisoft. Seja pelos jogos de peso que carrega em seu nome como Splinter Cell ou Assassin's Creed, seja pela gostosa bela produtora e musa-dos-nerds Jade Raymond. A produtora divide a produção dos títulos em vários estúdios: Ubisoft US, Ubisoft Montreal, Ubisoft France e... Ubisoft São Paulo!?

É. Nada de boatos, especulações ou notícias rasas. A produtora anunciou, ontem, em seu site, que abrirá seu vigésimo estúdio na capital paulista, no final do mês de Julho. Clico no link dezenas de vezes pra conferir se não estou sonhando acordado. Tudo bem, todos nós sabemos que esse é apenas um dos grandes avanços que o mercado teve desde o ano passado, e que existem outras empresas tão ou mais importantes que também já estão aqui, como a EA e a Microsoft.

Mas, o que torna essa entrada tão especial em relação as outras?

Não é somente uma representação oficial no Brasil. É um estúdio, ou developer, como dizem lá na gringa. É uma possibilidade real de que nossa produção saia dessa fase exageradamente retratada na screen do lado. Não só um gato pingado como é o caso do Carlos Saldanha (animador renomado e responsável pelos filmes A Era do Gelo e A Era do Gelo 2) no meio da animação americana, mas sim uma oportunidade de surgir um time de produtores nacionais que mostre respeito.

A Ubisoft, em seu release, deixa bem claro que a expectativa é de ter uma equipe de 200 pessoas até o próximo ano. Pessoas que, como disse o chefe do estúdio, Bertrand Chaverot, em entrevista ao UOL Jogos, "são apaixonadas por videogames, com mente aberta, que gostem de arte, arquitetura e música, que tenham mentes globalizadas. Quem entrar na Ubisoft terá uma carreira internacional". É uma aposta bem alta no potencial brasileiro.

A expectativa da Ubisoft é grande. Não sei quanto a sua, mas a minha, pelo menos, é enorme.

Um comentário:

Sir Alain de Paula disse...

E não é que a bichinha é bonita mesmo? PQP... Parece uma vizinha minha há uns dez anos atrás, nossa... o_O