sábado, 5 de julho de 2008

Rare Ltd.

Nesse mês acontecerá no badalado LA Convention Center a tão esperada E3, a Electronic Entertainment Expo, e enquanto eu observava a lista dos games que estarão à mostra já confirmada pelas softhouses, um me chamou bastante a atenção. Banjo Kazooie, um dos games de maior sucesso pro Nintendo 64 terá uma continuação, pro console aclamado por uns e odiado por outros, Xbox 360.

É o quinto da série, e o primeiro a sair dos consoles da Nintendo. Mesmo depois da compra da Rare pela Microsoft, os donos de consoles da Big N puderam ainda ver duas aventuras da dupla engraçadíssima de urso e pássaro pro Game Boy Advanced. Tomei um susto quando vi a capa do jogo, um Banjo totalmente desfigurado do que estava habituado, mas ao ver screenshots do jogo, eu me interessei bastante pelo que está por vir.

A Rare nos tempos da Nintendo fazia muitos jogos e todos com excelente qualidade, mas quando passou pro lado da Microsoft, têm feito jogos tão bons quanto, mas em quantidade menor. Já que estamos pondo em cheque tanto à aparência dos jogos, acredito que o mundo dos games não deve temer por uma releitura de suas obras. Claro, um Banjo com esse focinho retangular assustou mais do que esperado, mas a Rare tem sangue da Nintendo, e ela ao menos dificilmente perderia uma das suas marcas assim tão fácil.

Um bom exemplo é o furor que Zelda: The Wind Waker causou antes do lançamento. Todos achavam que o jogo seria horrível, que aquele Link mais parecia um anão de jardim com os cílios grandes do que o herói de antes. Aliás, muitas pessoas ainda falam muitíssimo mal desse jogo, e grande parte delas, sequer jogou. Pra mim, é um Zelda tão bom como os outros, o visual, a jogabilidade e as músicas não ficaram fracas. Apenas as pessoas não estão acostumadas a dar uma chance ao novo e ao menos experimentar uma coisa diferente. Ao menos foi essa a sensação que muitos tiveram antes de Wind Waker, mas depois a coisa tudo mudou quando colocaram as mãos no anão lourinho.

Eu ainda aposto bastante da Rare, infelizmente deixou a Nintendo logo depois do lançamento do Game cube, nos presenteando apenas com um jogo: Star Fox Adventures, que, aliás, é uma maneira totalmente diferente de se jogar Star Fox, sem naves, mas com um capricho e uma jogabilidade tão ímpares que só poderia vir da cabeça desses bretões malucos. Que venha a E3 e que os games continue sempre se modificando, não importando se são ruins ou bons, mas sempre inovando!

Afinal, a mesmice sempre cansa.
(A imagem alinhada na esquerda é do Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts para XBox 360, e a alinhada na direita é do Banjo-Kazooie original pro Nintendo 64)

Um comentário:

Aquino disse...

Eu tenho uma pergunta. Ja ta rolando o desbloqueio do PS3?

se sim, quanto ?

Obrigado !